Prova é a acção e o efeito de provar (fazer um exame ou uma experiência das qualidades de alguém ou de algo). Portanto, as provas são ensaios que se fazem para saber como será/ficará algo na sua forma definitiva, ou os argumentos e os meios que pretendem demonstrar a veracidade ou a falsidade de algo.
Exemplos: “Tenho de fazer umas provas, mas acho que o dispositivo já está pronto”, “O projecto encontra-se em fase de provas e só verá a luz daqui a dois meses”, “O médico disse-me que realizará uma nova prova para confirmar o seu diagnóstico”.
No campo das ciências forenses e da criminologia, as provas são sinais, amostras, evidências ou indícios de algo: “Um cabelo achado no local do crime foi a prova que permitiu descobrir a identidade do assassino”, “O Pereira afirma estar em condições de exercer o cargo com excelência embora tenha de dar provas disso”.
Uma prova também pode ser uma avaliação, um teste ou um exame que se faz para que alguém demonstre os seus conhecimentos e as suas competências (aptidões) sobre uma certa matéria: “O meu filho teve um oito na prova de ciências”, “Espero sair aprovada à prova de condução”, “Este fim-de-semana, não vou poder sair: na próxima 2ª feira, tenho prova de química e preciso de estudar para que me corra bem”.
Em certos desportos, as provas são competições: “O Jamaicano superou com sucesso a prova dos cem metros livres”, “Os Estados Unidos já tem catorze medalhas de ouro, quando nem sequer ainda realizaram as principais provas do mundial”.