Quantcast
Channel: Educação – Conceito.de
Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

Conceito de imoral

$
0
0

Imoral é um adjectivo que se utiliza para evocar aquele ou aquilo que se opõe à moral. A moral, por sua vez, é formada pelo conjunto dos valores, dos costumes, das crenças e das normas de uma pessoa ou de uma comunidade.

Exemplos: “Vários grupos religiosos qualificaram a publicidade como sendo imoral ao apresentar duas mulheres e um homem numa situação íntima”, “A banda de rock deu um espectáculo imoral que indignou a plateia”, “Ser milionário num país tão pobre chega a ser imoral”.

Moral, por conseguinte, é aquilo que se afasta ou desvia dos bons costumes ou das acções que são consideradas como correctas. Espera-se que as pessoas respeitem uma espécie de guia de convivência e modos de estar que seja regido pela moral: quando se desviam destas normas, incorre-se em comportamentos imorais.

É importante destacar que a moral depende de cada cultura ou grupo social, pelo que algo que é considerado imoral para alguns pode não o ser para outros. A sexualidade e a religião costumam ser objectos de debate moral.

Em alguns grupos, que uma mulher tenha relações sexuais com parceiros ocasionais pode considerar-se como algo imoral. Noutros contextos, porém, um comportamento deste tipo não implica nada anormal ou reprovável, já que é uma decisão que compete à sua esfera íntima.

Também se pode acusar de imoral quem tiver dois companheiros sentimentais em simultâneo, ou quem não vai ao serviço religioso indicado pelas autoridades eclesiásticas. É evidente que a acusação de imoral, por conseguinte, depende de múltiplos factores, desde culturais a geracionais.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 75