Instrução é um termo com origem no latim instructĭo que faz referência à acção de instruir (ensinar, doutrinar, comunicar/transmitir conhecimentos, dar a conhecer o estado de algo). A instrução é o caudal de conhecimentos adquiridos e o curso que segue um processo que se está a instruir.
Exemplos: “Na próxima semana, concluirei o processo de instrução e já estarei pronto para começar a trabalhar na fábrica”, “A instrução das crianças é da inteira responsabilidade dos respectivos pais”, “Ainda não completei a instrução, pelo que ainda não estou preparado para operar com estas máquinas”.
A instrução, por conseguinte, pode tratar-se da formação ou da educação em geral. Neste sentido, o conceito é bastante abrangente e abarca qualquer tipo de ensino que se leve a cabo em diversos âmbitos.
As instruções também podem ser o conjunto das regras ou advertências para um fim. As regras dos jogos e os manuais dos aparelhos, por exemplo, são considerados instruções: “Parece-me que este movimento é ilegal: vou consultar as instruções só para tirar as dúvidas”, “Ando à procura de instruções para saber como mudar o idioma do filme, mas ainda não encontrei nada”.
A instrução militar, por outro lado, é o conjunto de ensinamentos e práticas para a formação de um soldado. Esta instrução é dispensada aos efectivos das forças armadas para que possam desempenhar as suas funções de forma correcta.
Para a informática, uma instrução é um conjunto de dados (números e letras) que se inserem numa sequência e que indicam a um processador a operação que deve executar.