A análise é o exame de uma realidade susceptível de estudo intelectual que, através da distinção e da separação das suas partes, permite conhecer os seus elementos constituintes e princípios.
Literário(a), por sua vez, diz-se daquilo que pertence ou que é relativo à literatura. Este termo, que deriva do latim litterae, está associado ao conjunto de saberes para escrever e ler bem. A literatura é uma arte que tem a linguagem como meio de expressão.
A análise literária, por conseguinte, consiste numa avaliação com vista a esmiuçar e a reconhecer os vários aspectos que compõem uma obra. Este trabalho consiste em examinar o argumento, o tema, a exposição, o estilo e outras questões.
A ideia é que, uma vez realizada a análise literária, se possa saber que recursos usou o autor, com que intenção, etc. Deste modo, a estrutura da obra será reconhecível, tornando-se mais fácil de compreender.
O primeiro passo de qualquer análise literária consiste em ler a obra e identificar o seu contexto histórico e social. A partir daí, há que determinar o tema, a estrutura e a forma do texto. Da mesma forma, é importante caracterizar os personagens.
Na hora das conclusões, o mais importante é evidenciar todas as características da obra a partir de diferentes perspectivas. É possível incluir uma análise crítica ou opiniões fundamentadas nas características detalhadas.
Analisar uma obra literária é uma actividade que requer determinados passos imprescindíveis que, para além das diferenças do caso, se repetem vezes sem conta no momento da análise.