Cruzada é um termo que admite vários significados. O conceito é usado em referência às expedições militares que, entre finais do século XI e o século XIII, os Cristãos levaram a cabo para recuperar o controlo da Terra Santa.
Como os soldados usavam uma cruz ao peito, este tipo de campanhas passou a chamar-se de cruzada(s). As cruzadas eram empreendidas principalmente contra os muçulmanos embora também tenha havido confrontos contra os judeus, os cristãos ortodoxos e os mongoles, entre outros.
Os historiadores acham que as cruzadas obedeceram tanto à defesa de uma crença religiosa como à sede expansionista da nobreza europeia, que desejava controlar o comércio asiático.
O papa Gregório VII foi quem idealizou/concebeu uma união de países cristãos para lutar contra o islamismo, considerado como um inimigo comum. Outro papa (Urbano II) ficou encarregue de implementar a primeira cruzada.
Por extensão a este significado, conhece-se como cruzada qualquer campanha em território estrangeiro ou qualquer projecto difícil de cumprir. Exemplos: “A equipa uruguaia fracassou na sua cruzada por terras aztecas”, “A cruzada do pai acabou uma semana depois, quando o seu filho foi finalmente aceite na nova escola”, “A cruzada solidária já conseguiu colectar 14 milhões de reais”.
Um animal cruzado, por outro lado, é aquele que nasceu de progenitores de diferentes castas (raças): “Tenho para oferecer um cachorro cruzado que teve antepassados da raça Caniche”.